Oração da Noite

Hino ao Espírito Santo

Pentecostés, Juan Bautista Maíno (1581–1649).

Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer.

Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.

Exame geral de consciência

  • 1º ponto: dar graças a Deus nosso Senhor pelos benefícios recebidos.
  • 2º ponto: pedir graças para conhecer os pecados e rejeitá-los.
  • 3º ponto: pedir conta a si mesmo desde a hora em que se levantou até o exame presente, hora por hora ou tempo por tempo, primeiro dos pensamentos, depois das palavras e em seguida das obras, pela mesma ordem que se disse no exame particular.
  • 4º ponto: pedir perdão a Deus nosso Senhor das faltas.
  • 5º ponto: propor emendar-se com a sua graça.

Pai Nosso.

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de vos ter ofendido, e proponho firmemente, ajudado com os auxílios da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Oferecimento

Meu Deus, meu Pai e Criador. Eu vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-vos infinitas graças pôr me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Creio em vós, porque sois a mesma verdade. Espero em vós, porque sois fiel às vossas promessas. Amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. E amo ao meu próximo como a mim mesma, por amor de vós.

Súplicas

Christ in Gethsemane, Heinrich Hofmann (1824–1911)

Dignai-vos, Senhor, conservar-me esta noite sem pecado; abençoai o descanso que vamos tomar a fim de reparar as forças para vos servir melhor e com fervor. Corações santíssimos de Jesus e Maria, entrego-vos nesta noite a minha alma e o meu corpo, para que em vós descansem tranquilamente; e porque eu, enquanto dormir, não posso louvar a Deus, peço-vos que o louveis por mim, de modo que, quantas forem as pulsações do meu coração, tantos sejam os louvores que por mim deis à Santíssima Trindade. Ó Virgem santíssima, Mãe de Deus, e depois de Deus minha esperança, meu refúgio e meu amparo, socorrei-me em todas as minhas necessidades, defendei-me nesta noite contra todos os inimigos do mal.

  • São José, rogai por nós.
  • Amado Jesus, José e Maria, o meu coração vos dou e minha alma.
  • Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.
  • Amado Jesus, José e Maria, expire em paz, entre vós, a minha alma.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.

Devoção das Três Ave Marias

Nossa Senhora prometeu a Santa Matilde que quem rezar diariamente as três Ave Marias, receberá seu auxílio durante a vida e uma especial assistência no momento de sua morte.

Santa Matilde nasceu em 1241 em uma nobre família. Certa vez, pensando em sua morte, suplicou com grande fervor para que a Mãe de Deus lhe assistisse nos últimos momentos de sua vida. Foi então que ouviu Nossa Senhora lhe dizendo: “Sim farei aquilo que me pedes minha filha, porém, te peço que rezes diariamente três Ave Marias”.

Um momento oportuno de é rezá-las ao despertar e/ou antes de dormir. Esta devoção consiste em rezar todos os dias o seguinte:

Maria, Mãe minha, livrai-me de cair em pecado mortal!

  1. Pelo Poder que te concedeu o Pai Eterno. Ave Maria…
  2. Pela Sabedoria que te concedeu o Filho. Ave Maria…
  3. Pelo Amor que te concedeu o Espírito Santo. Ave Maria…

Para cumprir a vontade de Deus

Concedei-me, benigníssimo Jesus, que a vossa graça esteja comigo, comigo trabalhe e persevere comigo até ao fim. Dai-me que deseje e queira sempre o que mais vos for aceito e agradável. Vossa vontade seja a minha, e a minha acompanhe sempre a vossa e se conforme em tudo com ela. Tenha eu convosco o mesmo querer e não querer, de modo que não possa querer ou não querer, senão o que vós quereis ou não quereis.

Fazei que eu morra a tudo que é do mundo, e que deseje ser desprezado e esquecido neste século, por vosso amor.

Dai-me que descanse em vós acima de todos os bens desejáveis, e repouse em vós o meu coração. Vós sois a verdadeira paz do coração e seu único descanso; fora de vós tudo é inquietação e desassossego. Nesta paz verdadeira, que sois vós, sumo e eterno bem, quero dormir e descansar. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *