Tríduo à Santa Catarina de Sena 

Oração inicial

Santa Catarina de Sena notável maravilha da Igreja, serva virgem, que por causa de tuas extraordinárias virtudes e pelo que conseguiste para a Igreja e para a Sociedade, foste aclamada e abençoada por todos. Volta o teu bondoso olhar para mim, que confiante na tua poderosa proteção peço com todo o ardor da afeição e súplica a ti, que obtenhas pelas tuas preces o favor que ardentemente desejo. 

Faça agora o seu pedido a Deus por intercessão de Santa Catarina de Sena 


Oração para cada dia 

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória. 
℣. Rogai por nós, Santa Catarina de Sena. 
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Oração das mães espirituais à Santa Catarina de Sena 

Santa Catarina de Sena, humilde virgem e Doutora da Igreja, nos teus 33 anos atingiste a perfeição e te tornaste conselheira de Padres, Bispos e Papas. Tu bem sabes a importância de dedicarmos nossas orações, afazeres e sacrifícios em reparação e expiação pela santificação dos sacerdotes, nossos filhos espirituais.  

Suplico-te com toda fé e devoção, que me ajudes a desempenhar com generosidade a minha vocação de mãe espiritual, colaborando para o bem das almas, dos sacerdotes e de toda a Igreja. Por favor, ajuda-me santa intercessora da Igreja de Cristo. Amém. 

Oração ao Precioso Sangue de Jesus de Santa Catarina de Sena aos pés do crucifixo 

Precioso Sangue, oceano de Misericórdia Divina: fluí sobre nós. 

Precioso Sangue, oferenda mais pura: dai-nos todas as graças! 

Precioso Sangue, esperança e refúgio dos pecadores: reconciliai-nos! 

Precioso Sangue, delícia das almas santas: lavai-nos! Amém. 

Oração Final 

Ó Senhor, vos pedimos a vinda do Espírito Santo e Sua presença na vida dos sacerdotes. Que Ele os enriqueça pela efusão dos sete dons, para que possam, com amor, arrebanhar almas e conduzi-las ao Caminho, à Verdade e à Vida! Que vivendo segundo o Espírito se configurem totalmente a Cristo. Cristo Amor. Cristo Amor. Amém. 


Meditações para cada dia 

1° Dia do Tríduo 

A Igreja aparece a Santa Catarina de Sena sob a figura de uma virgem de traços nobres, de olhos muito puros, mas cuja face está corroída pela lepra, devido às faltas de muitos pobres cristãos. “Vê, minha filha – disse-lhe o Senhor –, como as faltas desfiguram a face da minha esposa”. Apesar da lepra, a Santa Igreja continua muito unida a Cristo e sempre vivificada por Ele, “compreende-o Catarina. As faltas, simbolizadas desse modo, não podem debilitar ou dividir o mistério do sacramento da Eucaristia”. O tesouro do Precioso Sangue está intacto, mas as faltas precisam ser reparadas. 

Pega teu suor, tuas lágrimas, coloca-os na fonte da minha divina caridade e, com eles, em união com meus outros servos, lava a face da minha esposa. Eu te prometo que este remédio lhe restituirá a beleza. Não é a espada nem a guerra que a podem restituir, mas, sim, a oração humilde e assídua, os suores e as lágrimas derramados com um desejo ardente, que vêm dos meus servos. Sem cessar, faz subir até mim o incenso de orações perfumadas para a salvação das almas, porque Eu vou fazer misericórdia para o mundo. 

Não tenhas medo: se o mundo te perseguir, eu estarei ao teu lado e em nenhum momento te faltará minha Providência. 

2° Dia do Tríduo

Santa Catarina de Sena foi certa vez confrontada por Deus a respeito de um “pecado oculto” que ela tinha: o pecado de julgar as pessoas. Ela costumava pensar que tinha um dom para ler a natureza humana e notar as falhas alheias, especialmente as dos sacerdotes. Mas, um dia, Deus lhe mostrou que as intuições que ela estava a receber sobre as fraquezas dos outros não vinham de Deus, mas do diabo. Ela passou a ver aquela conduta, então, como “a armadilha do demônio”. 

O diabo nos permite ver as faltas uns dos outros a fim de que, ao invés de ajudar, nós comecemos a julgar as almas alheias e condená-las. Catarina admitiu isso ao Senhor, dizendo-lhe: “Vós me destes remédio contra uma doença escondida que eu não havia reconhecido, ensinando-me que não posso jamais sair em julgamento de qualquer pessoa. Pois eu, cega e debilitada como me encontrava por essa doença, frequentemente julgava os outros sob o pretexto de estar trabalhando para vossa glória e a salvação alheia”. 

3° Dia do Tríduo

Santa Catarina de Sena desempenhou um papel fundamental na história da Igreja, ao pedir ao Papa Gregório XI o fim do terrível “grande cisma do Ocidente”. Ela exortou o Sumo Pontífice a sair do exílio em Avinhão e voltar para Roma, a fim de devolver a unidade ao povo católico. Fê-lo por amor à Igreja, ao Papa – a quem chamava de “doce Cristo na terra” – e aos sacerdotes – que ela tinha em altíssima conta, mesmo consciente de suas faltas humanas. Sobre esses, ela escrevia, repetindo palavras do próprio Senhor: 

Os ministros são ungidos meus. A respeito deles diz a Escritura: “Não toqueis nos meus cristos” (Sl 105, 15). (…) Se me perguntares por que a culpa dos perseguidores da Santa Igreja é a maior de todas e, ainda, porque não se deve ter menor respeito pelos meus ministros por causa de seus defeitos, respondo-te: porque, em virtude do sangue por eles ministrado, toda reverência feita a eles, na realidade não atinge a eles, mas a mim. Não fosse assim, poderíeis ter para com eles o mesmo comportamento de praxe para com os demais homens. Quem vos obriga a respeitá-los é o ministério do sangue. Quando desejais receber os sacramentos, procurais meus ministros. 

Não por eles mesmos, mas pelo poder que lhes dei. Se recusais fazê-lo, em caso de possibilidade, estais em perigo de condenação. Mas também o desrespeito. Afirmo-te que devem ser respeitados pela autoridade que lhes dei, e por isso mesmo não podem ser ofendidos. Quem os ofende, a mim ofende. Disto a proibição: “Não quero que mãos humanas toquem nos meus cristos!”. 

Com seus ensinamentos, Catarina não só pedia a volta do clero à pureza dos costumes, mas também o respeito devido aos sacerdotes pelo caráter que receberam no sacramento da Ordem. Quando se procura os sacerdotes para receber os sacramentos ou quando se beija as suas mãos ungidas, não se faz isso “por eles mesmos”, mas pelo poder que Deus lhes deu de trazer à humanidade a Eucaristia e a remissão dos pecados. 

8 respostas

  1. Peço que Santa Catarina interceda por todas as Mães espirituais, pela perseverança e sabedoria.
    Santa Catarina de Sena, rogai por nós

  2. Que Santa Catarina de Sena nos ajude a sermos vigilantes e perseverantes diante das tribulações espirituais 🙏

  3. Que santa Catarina de Sena interceda por nós mães Espirituais, pedindo sabedoria e discernimento, perseverança nesta missão que Deus nos confiou.

  4. Pela santificação e perseverança de cada mulher que se abriu a graça desta importante missão de interceder pelos sacerdotes, pela santificação, fecundidade e preservação das vocações sacerdotais, mas de modo especial por aqueles sacerdotes que se perderam no caminho e hoje se encontram no erro, que pela intercessão de Santa Catarina de Sena sejam libertos e restabelecidos na graça e na autoridade de seu sacerdócio. Amém.

  5. Que Santa Catarina de Sena interceda a Jesus pelas Maes Espirituais, para alcançarmos a graça de sermos fiéis nessa missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *