Novena ao Sagrado Coração de Jesus pelos Sacerdotes

Sagrado Coração de Jesus

Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus foi escolhida pelo Papa São João Paulo II para celebrar o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Ele o instituiu mediante a sua “Carta aos Sacerdotes”, por ocasião da Quinta-Feira Santa de 1995, a fim de convidar os fiéis a rezarem pelos seus sacerdotes e, também, para incentivar os sacerdotes a refletirem sobre o dom do sacerdócio recebido de Cristo. O Papa pedia explicitamente que os padres fossem formados “segundo o Sagrado Coração de Jesus”.

Novena pela Santificação dos Sacerdotes em Preparação para Solenidade do Sagrado Coração

Seleção de textos retirados do Diário íntimo, da Venerável Madre Luísa Margarida Claret de la Touche (1868-1915), fundadora da Obra do Amor Infinito, que recebeu uma missão do Coração de Jesus para os sacerdotes. Para cada dia há uma meditação do Diário da Venerável Madre Luísa Margarida; sugerimos que todos os dias seja recitada a Oração pelos sacerdotes que ela escreveu.

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.


Primeiro Dia
“Eu te darei almas de sacerdotes”

Ontem, eu me encontrava diante do Santíssimo Sacramento, eu sofria e estava neste estado de espírito, fatigado e doloroso, no qual já vinha há algumas semanas, quando Jesus se fez sentir na minha alma. Eu o adorei docemente, consolada pela sua presença, e, rezando por nosso pequeno noviciado, pedi-lhe que me desse algumas almas que pudesse formar para Ele. Então, ele me respondeu: “Eu te darei almas de homens”. Profundamente surpreendida por essas palavras, cujo significado não compreendi bem, permaneci silenciosa, buscando explicá-las a mim. E Jesus retomou: “Eu te darei almas de sacerdotes […] É por meu clero que te imolarás; eu quero te instruir durante esta oitava; escreve tudo o que eu te direi”. Eu não queria mais escrever, mas obedeci a Jesus (06 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Oração pelos Sacerdotes

Ó Jesus, Pontífice Eterno, Divino Sacrificador, vós que, no vosso incomparável amor, deixastes sair do vosso Sagrado Coração o sacerdócio cristão, dignai-vos derramar nos Vossos sacerdotes as ondas vivificantes do Amor infinito.
Vivei neles, transformai-os em vós, tornai-os, pela vossa graça, instrumentos de vossas Misericórdias.
Atuai neles e por eles, e fazei com que, revestidos inteiramente de vós pela fiel imitação de vossas adoráveis virtudes, operem em vosso nome e pela força de vosso espírito as obras que vós mesmo realizastes para a salvação do mundo.
Divino Redentor das almas, vede como é grande a multidão dos que dormem ainda nas trevas do erro; contai o número dessas ovelhas infiéis que ladeiam os precipícios; considerai a multidão dos pobres, dos famintos, dos ignorantes e dos fracos que gemem ao abandono.
Voltai para nós por intermédio dos vossos sacerdotes. Revivei neles, atuai por eles, e passai de novo através do mundo, ensinando, perdoando, consolando, sacrificando e reatando os laços sagrados do amor entre o Coração de Deus e o coração humano. Amém.


Segundo Dia
É preciso que Ele me ame

O sacerdote é um ser de tal modo investido por Cristo que ele se torna quase um Deus, mas é um homem também e é preciso que o seja. É preciso que ele sinta as fraquezas, as lutas, as dores, as tentações, os temores, as revoltas do homem; é preciso que ele seja miserável para ser misericordioso; e é preciso também que ele seja forte, que ele seja puro, que ele seja santo para ser santificante. É preciso que meu sacerdote tenha o coração grande, terno, ardente, poderoso para amar. Ele tem tanto para amar, o sacerdote! É preciso que ele me ame, a mim, seu Mestre, seu irmão, seu amigo, seu consolador, como eu o amei, e eu o amei até confundir minha vida com a sua, até me tornar obediente a sua palavra. Ele deve amar ainda minha Esposa, a sua, a Santa Igreja, e de que amor, de um amor apaixonado e zeloso, zeloso de sua glória, de sua pureza, de sua unidade, de sua fecundidade. Enfim, ele deve amar as almas como seus filhos. Que pai tem tantos filhos para amar como o sacerdote? (06 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Terceiro Dia
Tesouros de amor

O coração de meu sacerdote deve ser uma chama ardente que aquece e que purifica. Se ele, meu sacerdote, soubesse os tesouros de amor que meu Coração contém para ele! Que venha ao meu Coração, que dele se abasteça, que se encha de amor até transbordar e se derramar sobre o mundo! Margarida Maria mostrou meu Coração ao mundo; tu mostra-o aos meus sacerdotes, atrai-os ao meu Coração (07 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Quarto Dia
A grandeza do Sacerdote

Ele me mostrou a grandeza do sacerdote. Tomado dentre os homens, o sacerdote se eleva até Deus; ele é colocado entre o homem e Deus, mediador como Jesus e com Jesus. Ele foi, por assim dizer, transubstanciado em Jesus e entra desse modo em seus divinos estados e suas divinas prerrogativas. Ele é, com Jesus, sacerdote, pontífice, mediador, advogado, intercessor. Ele é o grande adorador do Pai. Ele é também, com Jesus, oferenda, expiação, vítima. Deste estado de união particular a Jesus, todos os atos do sacerdote tiram uma incompreensível excelência (08 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Quinto Dia
Uma manifestação especial

Após a Comunhão, eu disse a Jesus: “Meu Salvador, quando nossa bem-aventurada Irmã [Santa Margarida Maria] mostrou vosso divino Coração ao mundo, vossos sacerdotes o viram; isto não basta?”.
Jesus respondeu: “Eu quero fazer a eles agora uma manifestação especial”. Depois, Ele me mostrou que há uma Obra a fazer, que é aquecer o mundo pelo amor, e que Ele quer servir-se de seus sacerdotes para isso. Ele me disse com uma expressão tão tocante e tão terna que as lágrimas me vieram aos olhos: “Eu preciso deles para realizar minha Obra!” Para que possam difundir o Amor, eles devem estar repletos dele, e é no Coração de Jesus que eles devem ir recolhê-lo” (10 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Sexto Dia
Triunfo do seu Amor

Ele me fez compreender que não quer que seus sacerdotes sejam somente adoradores de seu Coração, mas que formem uma milícia que combata para o triunfo de seu amor. Os que farão parte dessa milícia do Divino Coração se comprometerão, entre outras coisas, a pregar o Amor Infinito e a Misericórdia, e a serem unidos entre si, não sendo senão um só coração e uma só alma para o bem, nunca pondo obstáculos uns aos outros nas suas obras (13 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Sétimo Dia
Semeadores de amor

Ontem, Festa de São João Batista, entrando no coro, eu me pus simplesmente em espírito aos pés de Jesus, sem nada dizer. Eu senti logo minha alma como que separada de todas as coisas, e intelectualmente eu vi como um céu de outono triste e frio: um grande vento soprava, no céu denso nuvens cinzentas; abaixo, a terra marrom onde não aparece nenhuma vegetação se estendia a perder de vista, e eis que alguns homens passam; eles tomam do seu peito sementes e as lançam com as mãos cheias sobre a terra e a voz de Jesus me diz: “Eu quero que meus sacerdotes sejam semeadores de amor!” Então eu não vi mais nada, a voz de Jesus me tinha transportado, uma luz intensa enchia minha alma; algo de ardente penetrava todo meu ser (25 de junho de 1902).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Oitavo Dia
Irei aos Meus Sacerdotes

Eu encontrei o meio de fazer o Amor penetrar no mundo e assim purificá-lo e aquecê-lo. Eu irei até aqueles que instituí para participar no Meu eterno Sacerdócio e que o continuam sobre a terra: irei aos Meus sacerdotes. Suas almas são mais puras; eles são mais livres das preocupações terrenas; eu os atrairei ao Meu Coração; e os encherei de amor, e, por eles, o Amor Infinito fluirá até as almas (01 de maio de 1903).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Nono Dia
Moradas de Amor

No Coração de Jesus há partes ainda inexploradas, que Ele guardou para seus sacerdotes, e um campo que lhes é reservado. Há moradas de amor onde somente os sacerdotes entrarão, e onde encontrarão tudo o que necessitam para serem fiéis representantes de Jesus. E depois, quando eles aí entrarem, sairão todos cobertos de uma certa graça que agirá nas almas. Muitos entraram nestas divinas moradas sem o saber e foram os verdadeiros continuadores da missão de Jesus. Mas quando souberem o caminho, muitos mais entrarão, e isso será para a salvação de muitas almas (06 de junho de 1903).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai, Oração pelos Sacerdotes como no 1º dia.


Ato de Consagração ao Sagrado Coração

Coração adorável do meu divino Salvador, eu me ofereço e me consagro toda a Ti. A minha alma, que Tu criaste à tua imagem; a minha inteligência, que iluminaste com a luz da fé; o meu coração que, depois de ter amado as criaturas, não quer amar outros além de Ti e quer bater só por Ti; o meu corpo, que participou e contribuiu às perdas do meu espírito, mas que quer, com a penitência, sustentar e cooperar para sua recuperação; todas as potências superiores da minha alma e as potências inferiores do meu corpo, tudo Te dou e abandono a Ti. Não quero ter mais outra vontade senão a Tua, outro desejo senão aquele de agradar-Te, outro amor senão o Teu puro amor. Assim seja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *